Análise de vinhos e bebidas espirituosas
Os testes de integridade e autenticidade do vinho estiveram na origem da Eurofins.
O laboratório original do grupo foi fundado em 1987 para comercializar a tecnologia SNIF-NMR®. Esta solução inovadora foi reconhecida como um método oficial da União Europeia e da OIV para controlar a chaptalization do vinho.
Há muitas décadas que a Eurofins continua a apoiar os produtores de vinhos e bebidas destiladas, com o compromisso de oferecer os melhores e mais completos serviços analíticos
Autenticidade e Integridade
Com os 2 métodos de análise de isótopos estáveis reconhecidos (IRMS e SNIF-NMR®) e com nosso extenso banco de dados (> 30.000 amostras), os nossos especialistas podem provar a conformidade regulamentada dos seus produtos ou ajudá-lo na sua defesa contra a falsificação.
- Detecção de chaptalization, adoçante
- Detecção de adição de água
- Detecção de álcool (com controlo da origem botânica), detecção de ácido tartárico ou adição de glicerol
- Origem geográfica e cheque vintage para vinhos
- Verificação do processo usado em produtos espumantes
- Controlo do envelhecimento do barril de madeira
- Perfil de vinho por 1H-NMR para confirmar globalmente em um só teste: variedade de uva, origem geográfica e mais de 50 parâmetros quantitativos.
Ensaios composicionais e enológicos
Identificamos e quantificamos os componentes maiores e menores, parâmetros convencionais regulatórios ou requeridos para exportação:
- Teor de álcool (volume)
- Extrato seco (calculado)
- Densidade
- pH
- Açúcares (frutose, glicose, sacarose)
- SO2 total e livre
- Acidez total e volátil, acidez fixa (calculada)
- Ácido tartárico
- Ácido málico e láctico
Dependendo das suas necessidades, propomos análises acreditadas de acordo com os métodos oficiais da OIV ou análise rápida de métodos FTIR. Embora não haja obrigatoriedade de rotulagem nutricional em garrafas de vinho, podemos ajudá-lo para potenciais problemas específicos para exportar (factores nutricionais,...).
O nosso enólogo / especialista em vinhos pode apoiá-lo em provas com extensos comentários de um questionário estabelecido por acordo mútuo. Para a caracterização de defeitos de odor ou sabor, pesquisas adicionais podem ser feitas por análise cromatográfica ou outras.
Resíduos de pesticidas e outros contaminantes
O expertise da Eurofins na detecção e quantificação de resíduos de pesticidas permite-nos oferecer:
- Solução padrão global dedicada ao vinho com grandes triagens (por GC / MS ou LC / MS / MS) para quantificar mais de 600 moléculas com baixos LOQ
- Triagem Taylor made para dar resposta às suas necessidades
- Análise de mono resíduos direcionados (amitrole, glifosato, ditiocarbomato ...)
Para as suas necessidades analíticas de metais pesados, temos detecções e quantificações confiáveis para chumbo, cádmio, arsênio, mercúrio, ferro e cobre.
O nosso amplo portfólio de análises permite reagir a alertas, alterações nas regulamentações locais ou relacionadas à exportação e ajudá-lo com outros problemas de compostos indesejáveis:
- Ocratoxina A
- Carbamato de etilo
- Ftalatos
- Aminas biogênicas
- PAH
- BTEX
- Bisfenol A
- Óleos Minerais
- OGM
- Dioxinas
- Halofenóis
- Haloanisoles
- Entre outros...
Rotulagem de alérgenios
Desde 2012, a regulamentação europeia (Regulamento (UE) n.º 579/2012) exige a rotulagem dos riscos de alérgenos nas garrafas de vinho.
Além da documentação relativa aos processos de fabrico e lavagem, a Eurofins pode ajudá-lo a detectar alergénios específicos nos vinhos, tais como sulfitos, caseína, albumina, lisozima...
Análises microbiologias
Podemos realizar análises como brettanomyces, bactérias lácticas, bactérias acéticas, microorganismos diversos, entre outros.
Faça o download do nosso flyer ou consulte-nos para mais informações!