JavaScript is disabled. Please enable to continue!
Mobile search icon
Ambiente_New_Eliana >> Matrizes >> AR

ANÁLISE DE AR | AMBIENTE

TESTING FOR LIFE

PROTEÇÃO DO TRABALHADOR - RADÃO

O Plano Nacional para o Radão (PNRn) elaborado pela APA e aprovado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 150-A/2022, estabelece um conjunto de ações para minimizar a exposição ao gás radão e reduzir o mais possível a incidência de cancros do pulmão, daí decorrentes.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 108/2018, de 3 de dezembro, as entidades empregadoras têm obrigatoriamente que proceder à avaliação da exposição ao radão dos trabalhadores.

radão

 

A identificação de situações de exposição dos trabalhadores ao radão no interior dos edifícios é feita através da sua detecção/medição.

A APA recomenda que a monitorização inicial do radão no interior de edifícios seja realizada com recurso a detetores passivos por um período não inferior a 3 meses e até 1 ano.

Deste modo, garante-se que o valor de concentração de radão obtido é comparável com o valor de referência nacional, que é de 300 Bq/m3.

Para a medição da concentração de radão, é aconselhável que, por uma questão de controlo e garantia de qualidade, se recorra a empresas/laboratórios credenciados para este tipo de monitorização.

Todas as empresas devem fazer a avaliação da exposição do radão aos seus colaboradores, regendo-se pelo guia para empregadores.

QUALIDADE DO AR AMBIENTE

Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de setembro

O regime de avaliação e gestão da qualidade do ar ambiente, define os requisitos mínimos para essa avaliação, baseando-se nos princípios regulamentados no mesmo. 

A avaliação da qualidade do ar é essencial para a implementação das medidas mais adequadas, visando a melhoria dos níveis de diversos poluentes. 

 

PROTEÇÃO DO TRABALHADOR - AMIANTO

Decreto Lei n.º 266/2007, de 24 de julho

Proteção dos trabalhadores contra os riscos de exposição ao amianto durante o trabalho.

A determinação da concentração em número de fibras inorgânicas no ar (incluindo fibras de amianto) é realizada por:

  • PCM: Microscopia Óptica de Contraste de Fase 

Segundo os referenciais:

    • ISO 8672:2014
    • World Health Organization: 1997
    • NIOSH 7400:1994
    • HSG 248:2005

A determinação da concentração em número de fibras de amianto no ar é realizada por:

  • MET: Microscopia eletrónica de transmissão equipado com analisador da dispersão de energia de raios X (META)

Segundo o referencial:

    • NF X 43-050