COMBUSTÍVEL DERIVADOS DE RESÍDUOS (CDR)
TESTING FOR LIFE
São produtos obtidos a partir do tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais. Esses resíduos passam por processos como trituração, separação e eventual tratamento térmico para gerar um combustível com potencial energético.
Os CDR são utilizados como fonte de energia em substituição aos combustíveis convencionais, como carvão, óleo e gás natural, tais como:
- Geração de energia: Os CDR podem ser utilizados em centrais termoelétricas para gerar eletricidade.
- Produção de calor: Podem ser queimados em caldeiras industriais para produzir calor utilizado em processos industriais.
- Cogeração: Alguns sistemas de CDR permitem a geração combinada de calor e eletricidade, maximizando a eficiência energética.
Para analisar os CDR, é importante considerar sua composição, poder calorífico, teor de umidade, teor de cinzas, emissões durante a combustão, entre outros parâmetros. Essas análises são essenciais para garantir que os CDR atendam aos requisitos de qualidade e segurança para sua utilização como combustível.
Existem normas e regulamentos específicos, que ajudam a garantir a conformidade dos combustíveis derivados de resíduos com padrões ambientais e de segurança, onde destacamos:
NP 4486 - Estabelece os critérios para a análise e classificação dos CDR